Trata-se de uma série de palestras apresentada por pesquisadores do Institute of Flight Systems Dynamics of Technical University of Munich (TUM). Este evento é uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais aprofundarem seus conhecimentos na área de controle e dinâmica de voo, aplicados ao desenvolvimento e análise de aeronaves e sistemas complexos. Ao final de cada palestra, houve alguns minutos dedicados a perguntas e respostas, permitindo maior interação e esclarecimento de dúvidas com os pesquisadores.
A série começou com David Braun, que apresentou uma visão geral das atividades e projetos em andamento no instituto, destacando suas inovações e contribuições. Logo após, ele abordou o tema da Otimização Contrária, explorando métodos de otimização de pior caso, uma técnica fundamental para identificar pontos críticos de desempenho em sistemas complexos e aprimorar sua validação e verificação.
Em seguida, Cedric Kotitschke deu continuidade ao evento com uma discussão sobre a Otimização Multiobjetiva de Parâmetros de um Controlador de Atitude para eVTOL. Sua palestra explorou um processo inovador de ajuste de parâmetros para um controlador dinâmico não linear incremental para um veículo eVTOL que considera múltiplos objetivos, como desempenho de rastreamento, rejeição de perturbações e robustez.
Por fim, Carlos Hünteler apresentoua ferramenta TLMPC, desenvolvida para análises de desempenho e controlabilidade de qualquer tipo de aeronave. Ele demonstrará as funcionalidades da ferramenta por meio de exemplos aplicados à aeronave Grille, revelando seu potencial para a análise de controle em malha aberta.

