A origem do Instituto de Energia e Ambiente – IEE / USP é anterior à própria fundação da Universidade de São Paulo, através da criação, em 1902, do Gabinete de Física Industrial e Eletrotécnica, solicitada pelo diretor da Escola Politécnica de São Paulo (EPSP, historicamente conhecida como “Poli”) ao Secretário de Estado dos Negócios do Interior e da Justiça. O termo gabinete era então o sinônimo empregado para denominar os laboratórios onde ocorriam as aulas práticas, nesta fase comuns a todos os cursos da engenharia. Em 1912, após a criação do curso de “Engenheiros Mecânicos-Eletricistas” no ano anterior, ele foi organizado como laboratório específico, o Gabinete de Eletrotécnica, passando a atender apenas às exigências curriculares do novo curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica.
O IEE USP é um centro de pesquisa, ensino e extensão universitária, nas áreas de Energia e Ciências Ambientais. Seu objetivo é contribuir com soluções para os desafios da produção de energia com preservação do ambiente, nas atividades em que ele atua, através de ideias inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Coerente com o seu compromisso com a segurança e eficiência das instalações elétricas, o IEE USP é um dos organizadores¹ do XII ESW Brasil que acontecerá em seu auditório, nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2025. Além do apoio material, trabalham ou estudaram no IEE USP 5 dos 9 membros da comissão organizadora, Dr. Marcio Bottaro, Dr. Hélio Sueta, Prof. Dr. Danilo de Souza Souza, Dr. Miltom Shigihara e Msc. Sergio Roberto Silva dos Santos.
Obrigado ao IEE USP pela sua contribuição para a engenharia elétrica nacional, da qual seu apoio ao XII ESW Brasil faz parte.
1- Organizadores: IEE USP, Abracopel e UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.