A segurança de quem trabalha com a eletricidade deve ser prioridade para quem trabalha com a eletricidade!

Por este motivo a cada 2 anos é realizado no Brasil o IEEE ESW Brasil – Electrical Safety Workshop Brasil, promovido pelo Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Seção Sul Brasil, através do capítulo Sociedade de Aplicação Industrial (IAS), em parceria com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) (imagem 1).

Imagem 1. O ESW Brasil vem se consolidando como o ponto de encontro de quem trabalha para a segurança no uso da eletricidade.

Entre 19 e 21 de outubro de 2021 acontecerá a 10ª edição desse evento, um marco no trabalho de redução de acidentes causados pela eletricidade.

A participação em uma edição do ESW Brasil é altamente relevante para profissionais, estudantes e empresas (imagem 2), mas principalmente para a sociedade, porque a união de fabricantes, professores e usuários da área elétrica é fundamental para tornar nossas instalações elétricas mais seguras, principalmente para quem trabalha com elas.

Imagem 2. O ESW Brasil também proporciona o encontro entre profissionais da área elétrica e fornecedores de produtos e serviços.

Segundo dados da Abracopel, o número de pessoas mortas ou feridas por acidentes causados pela eletricidade é extremamente alta no Brasil, requerendo ações coordenadas para a sua redução.  Para que soluções para esse problema sejam encontradas é necessário muito conhecimento, seja ele teórico ou prático, obtido através de estudos de caso, pesquisas em laboratório e leitura de normas técnicas (imagem 3).

Imagem 3. A academia com seus institutos de pesquisa também participa do ESW Brasil.

Além do valor intrínseco de cada trabalho apresentado, o ESW Brasil foi a origem da norma técnica ABNT NBR 16384:20201, assim como trabalhos apresentados no evento já foram publicados em revistas internacionais. Por esse motivo participar desse encontro enriquece o currículo de qualquer profissional (imagem 4), pela sua reputação, qualidade dos trabalhos apresentados, importância das instituições que o promovem e principalmente pelo comprometimento com a segurança das instalações elétricas de todos que dele participam (imagem 5).

Imagem 4. Trocar informações com colegas é um grande momento na vida de qualquer profissional.

Imagem 5. O ESW Brasil valoriza o debate e a troca de ideias.

Este texto representa uma apresentação e um convite. A partir dele outros se seguirão, com informações sobre o evento, introdução aos temas que serão apresentados e informações sobre os participantes que forem antecipadamente confirmados.

O objetivo do ESW Brasil é contribuir para que o número e a gravidade dos acidentes com origem na eletricidade sejam reduzidos. Para que isso aconteça é necessário o apoio do maior número de pessoas, principalmente daquelas que trabalham com a eletricidade.

A página oficial na internet do ESW Brasil é http://www.ieee.org.br/eswbrasil/

Referências.

1) ABNT NBR 16384:2020. Segurança em eletricidade — Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade. https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=438189

Crédito das imagens.

1) Arquivo Abracopel.

2) Abracopel. Galeria de imagens do ESW Brasil 2019. https://abracopel.org/blog/galeria-de-imagens-do-esw-brasil-2019/

3) Portal Universo Lambda. Porque o arco elétrico é tão importante para o ESW Brasil. Na foto o Dr. Marcio Bottaro do Instituto de Energia e Ambiente da USP, que têm contribuído, junto com seus colegas de IEE-USP, com trabalhos sobre o arco elétrico, com o ESW Brasil. https://universolambda.com.br/porque-o-arco-eletrico-e-tao-importante-para-o-esw-brasil/

4) Arquivo organização. ESW Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quanto é 10 + 3 ?
Please leave these two fields as-is: